Materiais para consulta

A atualidade do tema implica em uma carência de estudos e referenciais teóricos, portanto não encontramos até agora nenhuma pesquisa, nem artigos que tratem especificamente do tema aqui proposto, mas encontramos trabalhos acadêmicos e outras fontes que abordam questões que serão consideradas e analisadas no decorrer desta pesquisa. A busca por estudos semelhantes ao tema da presente pesquisa continuará em paralelo ao cronograma deste projeto, mas destacamos e adiantamos aqui algumas fontes que poderão ser usadas como referências bibliográficas em nossos futuros relatórios:

·  “Deu um clique” - artigo da Revista O Globo, sobre aplicativos para 'smartphones' voltado para o público feminino e suas vaidades.(http://www.andreahecksher.com/Deu_um_clique_Artigo_Aplicativos.pdf)
·  “Análise comparativa de lojas de departamentos virtuais no Brasil” (http://virtualbib.fgv.br/dspace/handle/10438/3960), dissertação de mestrado apresentada por Patricia Bomfim a Fundação Getulio Vargas, por tratar, dentre outros assuntos, da análise dos seguintes parâmetros: design e interface digital do site com o usuário, propaganda e promoção, em um estudo do comportamento das lojas de departamentos virtuais.
·  “Motivações e obstáculos relacionados à compra de cosméticos e perfumes pela internet”, que apresenta uma pesquisa exploratória qualitativa, realizada através de entrevistas com consumidores porto-alegrenses habituados a comprar perfumes e cosméticos, onde se conclui que preço e comodidade são fatores positivos que impulsionam a compra via web, porém a falta de interação sensorial com os produtos no ato da compra consiste no maior entrave, esta última conclusão corrobora o propósito de nossa pesquisa. (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/18052)
·  “Representações do catálogo de moda na sociedade e sua interferência sob o público-alvo mulher”, artigo apresentado ao “II Encontro Nacional de Estudos da Imagem”, realizado na Universidade Estadual de Londrina em 2009. (http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Santos_Ellen%20Balbo%20dos.pdf)
·  “Cor e sua influência na decisão de compra: análise em bens de consumo com venda direta”, que se dedica a investigar como as cores podem influenciar a decisão de compra de bens de consumo através de catálogos. (http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/backup/5/61.pdf)
·  O site da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (http://www.abihpec.org.br/), que apresenta matérias e dados do mercado sobre hábitos e consumo, e o “II Caderno de Tendências em Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - 2010/2011” (http://www.abihpec.org.br/conteudo/caderno_tendencias.pdf). 
·   “Preço é menos importante na compra de cosméticos” - artigo do site Supermercado Moderno, sobre o consumo feminino de cosméticos. (http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=5&infoid=12567).